sábado, 25 de julho de 2009

Prática da Leitura na Escola – Geraldi

Por Jaqueline e Mirella Santos Barbosa

· O ensino da língua portuguesa deviria centrar-se em três práticas:

Ø A leitura de textos.

Ø Produção de textos.

Ø Análise lingüística.

· Essas práticas, integradas no processo de ensino-aprendizagem, têm dois objetivos interligados:

Ø Tentar ultrapassar, apesar dos limites da escola, a artificialidade que se institui na sala de aula quanto ao uso da linguagem;

Ø Possibilitar, pelo uso não artificial da linguagem, o domínio efetivo da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.

· A prática da leitura

Ø Para Marisa Lajolo, ”Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relaciona-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a essa leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo outra não prevista”.

Ø Leitura é um processo de interlocução entre leitor/autor mediado pelo texto. (Geraldi)

Ø Na leitura, o diálogo do aluno é com o texto. O professor, mera testemunha desse diálogo, é também leitor, e sua leitura é uma das leituras possíveis.

Ø Possíveis posturas ante o texto:

a) A leitura – busca de informações;

b) A leitura – estudo do texto;

c) A leitura do texto – pretexto;

d) A leitura – fruição do texto;

· A leitura – busca de informações :

Ø A característica básica dessa postura ante o texto é o objetivo do leitor : extrair do texto uma informação.

· A leitura – estudo do texto

Ø Um roteiro que parece suficientemente amplo e ao mesmo tempo útil, no estudo de textos, é especificar:

a) A tese defendida no texto.

b) Os argumentos apresentados em favor da tese defendida;

c) Os contras-argumentos levantados em teses contrárias;

d) Coerência entre tese e argumentos.

· A leitura do texto – pretexto

Ø “Pretexto “ envolve uma rede muito grande de questões. Pretexto para o aluno; pretexto pra o professor.

· A leitura- fruição do texto

Ø Leitura por prazer.

Ø Recuperar na escola e trazer para dentro dela o que dela se exclui por principio – o prazer- parece o ponto básico par o sucesso de qualquer esforço honesto de “incentivo à leitura”. Para tanto, é necessário recuperar da nossa vivência de leitores três princípios:

a) O caminho do leitor

b) O circuito do livro

c) Não há leitura qualitativa no leitor de um livro

· Escrita, uso da escrita e avaliação

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